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Nossa História

Uma Jornada de Fé: A História e Doutrina da Igreja Presbiteriana da Penha

História

Há 68 anos, um grupo de crentes começou a se reunir aos domingos em Escola Dominical na casa do Sr. Luís Gonçalves Ribeiro, de fevereiro a dezembro de 1947. Em 1948, os cultos passaram a acontecer na casa do irmão Josias Navarro Jr. e, em 1949, na casa da irmã Angélica de Oliveira e do Sr. Rids Xavier de Castilho. Devido a dificuldades com o local, houve uma interrupção em 1950, sendo os trabalhos retomados em 11 de maio de 1951, sob a liderança do Pr. Alfred Stein, da Igreja Presbiteriana do Brás.

Deus abençoou a congregação com a aquisição do terreno atual, indicado ao pastor pela irmã Lucia Bigarelli Patriani. No terreno havia uma pequena casa, onde a congregação se reuniu até sua organização como Igreja, no dia 19 de fevereiro de 1956, em uma reunião presidida pelo Pr. Boanerges Ribeiro. Nessa ocasião, foram eleitos os primeiros presbíteros: Gerson de Moura Muzel, Alfeu Patriani, Joaquim Gonzaga, Henrique Vasconcelos e José Vasconcelos Jr. O primeiro rol de membros foi formado já no dia de sua organização, com 255 membros adultos e 72 menores, totalizando 327 membros.

Sem sombra de dúvidas, podemos afirmar que Deus operou um avivamento naquela congregação, que cresceu significativamente em cinco anos. A alegria e o fervor eram marcas da Igreja, que já contava com sociedades internas, como a SAF, organizada desde 1951, e o Coral João Calvino, formado em 1954.

Ao longo dos anos, muitas sementes foram lançadas e muitos frutos colhidos. Novas igrejas foram iniciadas e plantadas, como a IP Vila Buenos Aires, IP Jardim Campos, IP Jardim Cumbica, IP Jardim Acácio, IP Jardim Castelo, IP Tatuapé, IP Memorial, IP Vila Ré, IP Guaianazes, IP Betel em Guarulhos, IP Filadélfia e IP Monte Sinai. Ministros do evangelho têm sido gerados entre nós, missionários têm sido enviados, nações têm sido tocadas pela palavra de Deus e muitas pessoas têm sido salvas, restauradas e treinadas para o serviço e engrandecimento do Reino dos céus.

Hoje, somos cerca de 1.170 membros e Deus nos tem dado a alegria de contar com irmãos comprometidos, talentosos e dotados pelo Espírito Santo, cujo exercício dos dons tem edificado a igreja cada vez mais. E ela segue em paz, crescendo em número e sendo edificada no temor do Senhor.

Louvado seja Deus pelos anos de história passados até aqui, e louvado seja Deus pelos anos que temos pela frente, pelos quais esperamos, cheios de expectativas, que grandes coisas estão por vir e que obras maiores vão acontecer na IP Penha.

Organização: 19 de fevereiro de 1956.

Doutrina

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja protestante, reformada e de orientação calvinista presbiteriana, ou seja, é governada por um conselho de homens indicados pelo corpo da igreja, escolhidos pelo presbitério e chamados a serem presbíteros. Os presbiterianos creem que há uma teologia correta, essencialmente bíblica e equilibrada, imprescindível para a vida de qualquer cristão. Todo crente, em sua essência, tem concepções teológicas que sempre influenciarão todas as áreas de sua vida. Os reformados professam a Bíblia, Antigo e Novo Testamento, como a única regra de fé e prática, totalmente inspirada por Deus, utilizando a teologia como um instrumento para aprofundar o conhecimento sobre Deus e como nos relacionamos com Ele.

Os documentos de Westminster (Confissão de Fé e Catecismos) não têm a mesma autoridade que a Bíblia. Entretanto, são aceitos pelos presbiterianos como expressão histórica do entendimento da fé cristã e como um auxílio para o estudo das Escrituras. A fé reformada abraça três categorias de doutrinas:

  1. Doutrinas aceitas por todos os cristãos, como a trindade, o caráter divino-humano de Jesus Cristo, sua ressurreição, sua morte expiatória, a segunda vinda, entre outras – essencialmente, as verdades afirmadas pelos grandes concílios da igreja antiga, nos séculos IV e V.
  2. Doutrinas em comum com as demais igrejas protestantes ou evangélicas: as Escrituras como única regra de fé e prática, a suficiência da obra redentora de Cristo, a salvação exclusivamente pela graça mediante a fé, o sacerdócio universal dos crentes, os sacramentos do batismo e da santa ceia, etc.
  3. Doutrinas e práticas específicas dos presbiterianos, como a ênfase na absoluta soberania de Deus, a consequente crença na eleição ou predestinação, o batismo por aspersão e o batismo infantil, e a forma de governo por um presbitério.

Devido à sua ênfase nas Escrituras e na fiel teologia, os reformados dão grande valor à educação, tanto para as pessoas em geral quanto para os seus pastores – os ministros da Palavra. Entretanto, essa preocupação intelectual nunca deve isentar a vida espiritual (estudo + devoção). Avancemos nesta batalha fortalecidos pela convicção de que aqueles que trabalham ao serviço de uma grande e boa causa nunca falharão.